Projeto realizado por mim dentro do CEDERJ / CECIERJ.
Objetivo: desenvolver o curso a distância de Geografia na Educação I em um formato de jogo.
Funções que realizei no projeto:
– Líder do Projeto (gerenciamento, cronograma, fluxograma, relatórios e testes);
– Criação e normalização do banco de dados MySQL do jogo;
– Desenhista Instrucional e Educational Game Designer (criação da metodologia pedagógica do projeto, storyboard a partir do material curricular do curso, regras e interações do jogo, enredo do jogo, etc);
– Programador das páginas HTML e scripts PHP e SQL;
– Programador ActionScript;
– Timeliner Flash do jogo, integrando imagens, programação actionscript e banco de dados, gerando o swf final.
Descrição do projeto:
A idéia principal foi ensinar o aluno através de uma dinâmica lúdica, utilizando para isso um sistema de jogo do tipo RPG (Role Playing Game), aonde o aluno assumia um papel de protagonista dentro de um enredo ligado ao conteúdo do curso. Assim como em todo RPG, o personagem do aluno podia explorar livremente ambientes diferentes, interagir com personagens controlados pelo jogo, concluir objetivos menores e maiores dentro do enredo e assim evoluir com o seu personagem. Sempre passando pelo conteúdo do curso de modo que o aluno aprendesse e testasse seu conhecimento dentro de um mesmo ambiente virtual lúdico.
A seguir, algumas características do jogo e imagens correspondentes.
1- O jogo foi dividido em fases. Cada fase trabalhava com o conteúdo de uma ou mais aulas do curso. O aluno só tinha acesso as fases concluídas ou àquela em que ele se encontrava no momento.

2- Cada aluno criava o seu personagem no começo do jogo.

3- Na tela de entrada do jogo, após o login, o aluno tinha acesso ao sumário das fases, bem como ao ranking, opções e ficha do seu personagem.

4- Existia um ranking com a pontuação dos alunos para estimular ainda mais a vontade deles de se saírem bem dentro do jogo.

5- O jogo continha um tutorial no começo e botões de ajuda. Além disso, existia um personagem-guia a todo o momento dentro do jogo para auxiliar o aluno.

6- O jogo transcorria em uma cidade, com cenários diferentes.

7- O aluno podia interagir com cada cenário, obtendo diversas informações do conteúdo estudado que iriam ajudá-lo no andamento do jogo.

8- O aluno podia interagir com o conteúdo dentro dos cenários através de diversos recursos, tais como: download de arquivos digitais, vídeos, links interessantes, bibliografia, simulação de livros, emails e jornais, além de diálogos com personagens comandados pelo jogo.

9- O objetivo principal do aluno era escrever o “livro do saber geográfico”. A cada fase o aluno obtinha conteúdo suficiente para escrever uma parte do livro no final da fase.

10- Além do objetivo principal, o jogo continha objetivos menores, chamados de ‘desafios’, que o aluno devia cumprir durante as fases. Eles serviam para manter o aluno motivado no jogo e ambienta-lo no enredo, além de guiá-lo através do conteúdo do jogo. Quando cumpridos, estes desafios davam pontos de experiência ao personagem do aluno.

11- Conforme o personagem do aluno acumulava pontos de experiência, ele avançava níveis de evolução. A cada novo nível conquistado, o aluno podia aumentar em um ponto uma das suas habilidades: percepção ou diálogo.

12- Quanto mais pontos o personagem tinha em diálogo, mais informações o aluno tinha dentro dos diálogos do jogo.

13- Quanto mais pontos o personagem tinha em percepção, mais itens apareciam nos cenários do jogo permitindo mais possibilidades de interação. (No exemplo das imagens abaixo repare que o pergaminho atrás do lixo só aparece para o personagem com pelo menos 1 ponto em Percepção)

14- Ao final de cada fase, o aluno tinha acesso a um mini relatório de seu rendimento e trajetória dentro da partida. O tutor tinha acesso a um relatório completo das ações realizadas pelos alunos em suas partidas.
15- Os alunos tinham acesso a todo conteúdo relevante referente a matéria do curso. As informações extras obtidas através de níveis elevados de percepção e diálogo serviam apenas para auxiliar na rapidez com que ele concluiria a fase do jogo, não tendo qualquer relação com o conteúdo do curso, evitando assim que algum aluno não tivesse acesso a alguma parte dele.
Excelente abordagem e a forma lúdica de aprendizado é sempre estimulante. Se houvesse possibilidade gostaria de receber uma cópia de demonstração do jogo.
Só uma curiosidade: Vc usou quais ferramentas para criá-lo?
Parabéns pelo jogo.
Grato desde já.
Uma experiencia muito cativante pelo que li.
Otima forma de se aplicar uma materia e prender a atençao do aluno, muita criatividade com os elementos de status.
@Paulo.
Obrigado! Neste caso, foi o Adobe Flash, com uso de paginas php e banco de dados MySQL. :)
Parabens pelo projeto!Gostaria de saber se já foi conduzido por você algum curso de mesma natureza para gestão pública?
@Maria
Olá! Não, ainda não tive a oportunidade de criar e projetar algum curso voltado para gestão pública. Mas certamente é possível sim, criando um enredo e situações dentro do jogo que façam o usuário tomar consciência sobre o conteúdo trabalhado, além de ensiná-lo aspectos técnicos, se necessário. Abraços!