Um dos principais elementos de um jogo é o seu enredo. Tanto que existem profissionais especializados em criar apenas o enredo de um game. Porém, normalmente esta função cabe ao game designer do projeto. Será ele quem definirá o grau de relevância e importância do enredo dentro do jogo, ou seja, se será um enredo que vai influenciar nas interações, conteúdo, mecânicas e regras do jogo ou se será um enredo mais voltado para atrair e imergir o jogador dentro do game. Ou ainda, em alguns casos, um enredo apenas para contextualizar o off-game, ou seja, um enredo que o jogador não terá contato durante a partida, como por exemplo, nos jogos abstratos.
Um exemplo de jogo abstrato é o Tetris. Apesar dele as vezes ser divulgado e vendido sob um enredo qualquer, a verdade é que este enredo não interfere em nada nas regras e dinâmica do jogo. O jogador não entra em contato com este enredo, não há imersão nele e tampouco interações com ele.
Já outros tipos de jogos utilizam o enredo de modo profundo e dependem muito dele para o seu sucesso. É o caso dos jogos de RPG, Aventura e Ação. Estes tipos de games geralmente possuem um enredo rico em detalhes que faz o jogador ‘entrar’ no jogo, vivenciar seus passos e comandos dentro dele, além de influenciar bastante nas interações, regras e mecânicas do game.
No universo dos jogos de tabuleiro, cito o famoso Jogo da Vida, cujo grande atrativo é exatamente seu enredo. Se pensar apenas na sua mecânica, como é este jogo? Nada além de um tabuleiro com caminho linear e poucas bifurcações, e um sorteio a cada rodada para ver quantas casas o peão do jogador irá caminhar até o final. Porém, o enredo prende a atenção dos jogadores e diverte-os, pois simula a ‘vida’ de uma pessoa ao longo de todo o tabuleiro, desde sua formação profissional até a concepção da sua família, com ou sem filhos, etc. As pessoas ‘vivem’ a experiência de uma vida, imaginando como seria ela, rindo de situações da vida descritas no jogo e mesmo de fatores já vivenciados por elas em suas vidas reais. É um exemplo de jogo de tabuleiro cujo enredo foi determinante para o seu sucesso.
Veja agora três das principais características que um bom enredo poderá trazer a um jogo:
- Fazer o jogador vivenciar uma boa experiência durante a partida;
- Trazer o jogador para dentro do jogo através de uma alta imersão no enredo. Isso poderá ser útil também nos serious games, business games e jogos educacionais, aonde é interessante fazer o jogador ter um contato vivenciado com o conteúdo pedagógico;
- Criar um ‘antes’, ‘durante’ e ‘depois’ do ato de jogar. Um bom enredo permite um bom marketing de divulgação, estimulando a vontade dos jogadores de adquirir o quanto antes o jogo. O ‘durante’ foi citado acima, a boa experiência vivida pelo jogador durante a partida. E o ‘depois’ é justamente a possibilidade de expansão daquele enredo vivenciado, seja através de comunidades e sites especializados sobre o jogo, seja através de filmes lançados com o enredo do jogo, seja através de novas expansões do enredo lançadas em novas expansões do jogo.
Uma das formas de fazer um jogador vivenciar um bom enredo é fazer com que ele assuma um papel dentro deste enredo. Um papel determinante, com possibilidade de crescimento dentro da partida. Isso motiva o jogador a querer seguir sempre adiante. Da mesma forma, o uso de personagens comandados pelo jogo torna o enredo mais rico e amplia as possibilidades de interações do jogador com o conteúdo do enredo. Esta é uma boa solução para os business games.
Já em relação a estória e ambiente criados como enredo, é preciso ter criatividade e boas fontes de inspiração. Eu recomendo livros e HQs. Mais até do que filmes e outros jogos, uma vez que filmes e games já são uma conseqüência de um enredo e sua experiência com eles já é algo ‘acabado e definido’. Por outro lado, livros e HQs estimulam sua criatividade, sua imaginação e servem de fontes e inspiração para novas idéias. São experiências mais ‘abertas’.
Nesta área de criação, repito algo que disse na aula 1, sobre possíveis direções já pré-definidas, principalmente em jogos profissionais. Muitas vezes o projeto do jogo em que você irá trabalhar já contemplará um ambiente ou parte de um enredo. Isso as vezes ocorre devido aos seguintes fatores:
- Os objetivos do público alvo que aquele jogo pretende atingir podem determinar parte do enredo. Por exemplo, um público feminino poderá definir um jogo com enredo sobre design de modas ou um público infantil poderá determinar um enredo de fantasia com animais, etc;
- A marca da empresa que está investindo no jogo, como por exemplo, um jogo de tabuleiro da turma da Xuxa;
- Alguma marca já conhecida e que possua um grande número de fãs (aumentando assim as chances de terem boas vendas do jogo), como por exemplo, O Senhor dos Anéis;
- Um conteúdo que deverá ser ensinado e/ou testado nos jogadores de um business game ou jogo educacional.
Nestes casos você terá que criar um enredo a partir de algo já previamente estabelecido. Se for um conteúdo de alguma marca de sucesso, sugiro que leia e estude bastante sobre aquele enredo já existente para que então você possa expandi-lo mantendo as mesmas características do original, que foi o que cativou os atuais fãs. Há um risco grande de não gostarem do seu novo enredo se você tentar, por exemplo, criar novas raças em um jogo sobre O Senhor dos Anéis, tirando espaço das atuais raças já existentes em seu universo. Nestes casos, vale muito a realização de jogos menores de testers na Internet, dentro das comunidades especializadas daquele tema. Desta forma você poderá ter uma idéia da receptividade dos fãs para com as idéias novas que você pretende adicionar ao enredo.
Antes de finalizar esta aula, gostaria ainda de comentar sobre a necessidade de manter o bom balanceamento de um jogo, sem ferir demais um enredo já existente. Se você fizer um jogo sobre um filme de heróis, onde um herói é mais poderoso do que outro no filme, convém criar recursos e meios dentro do jogo de modo que eles fiquem equilibrados em poderes e possibilidades na partida. Não seria justo que um herói fosse muito mais forte do que o outro. Isso poderia atrapalhar no balanceamento do jogo. Então o que você poderá fazer é criar meios de equilibrar seus recursos. Se um tem mais poder de ataque, talvez você possa colocar o outro com mais dinheiro no começo da partida, ou melhores meios de obter dinheiro. Isso tudo passa pelo balanceamento do jogo. Cuidado também para não alterar demais as características dos personagens do enredo original, dando a eles poderes e forças não existentes em sua origem. Isso poderia desagradar os fãs. Use sempre o bom senso, o conhecimento prévio do enredo, os testes e principalmente os seus conhecimentos sobre balanceamento de jogos, além de sua criatividade para criar soluções no enredo e dinâmica do jogo.
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Atividade proposta:
Altere o enredo de um jogo de tabuleiro existente, sem modificar nada na dinâmica ou regras deste jogo.
Crie um enredo novo para um game de PC ou de videogame existente, mas de modo que este novo enredo crie também algumas novas interações no jogo, sem, no entanto, alterar demais sua atual jogabilidade.
Por exemplo, você escolheu The Sims 3, e substituiu a cidade convencional por uma comunidade alternativa, ou uma cidade do futuro, com alta tecnologia, etc. Elabore alguns detalhes deste novo enredo e mudanças que ele poderia acarretar nas regras e interações do game.
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Fluxo do Curso:
– Introdução e Apresentação do Curso
Aula Anterior: A relação dos jogos com a mente
Próxima Aula: As regras e interações de um jogo
[Atenção: infelizmente muitos dos meus artigos estão sendo copiados ilegalmente por outros sites/blogs. Em alguns casos os donos de tais sites/blogs se colocam como autores dos textos. Um total absurdo e falta de ética. Peço por favor que se você encontrar este artigo ou parte dele em outro site, me informe através do meu e-mail de contato, no final da página ‘sobre mim‘. Muito obrigado.]
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iai quando sai a proxima aula ?
Antes de mais nada, quero agradecer por compartilhar seu conhecimento e experiencia conosco.
Espero não ter chegado tarde nas aulas, Peter! rs..rs.. Vou acompanhar diariamente ou semanalmente teu blog!
Parabéns pelos textos muito bem escritos e de facil entendimento!!
Obrigado!
texto maravilhoso, eu tenho um sonho de me tornar um Gamedesing e trabalhar, sobretudo, na área de enredo e produção. felizmente ja tenho ciências de muitas dicas expostas nesse texto, como por exemplo, a noção de publico alvo, a não exacerbada auteração de um enredo já existente e afins. eu agradeço pelas dicas. por favor espero uma resposta sua de dicas e instruções, obrigado! me envie um E-mail
eu hoje faço publicidade e propaganda (OBS: posso ter um bom desempenho com humanas mas sou terrível com exatas) e gostaria de trabalhar nessa área, o que você me recomenda? estou no caminho certo? espero uma resposta
@Miguel
Hoje! rsrs Entrando em 2011 com nova aula. ;)
@Filipe
Esta área ainda está iniciando no Brasil. É difícil dizer para alguém largar algo que está fazendo e se dedicar a ela. Mas há sempre uma chance de sucesso, com certeza. Eu recomendaria primeiro tentar entrar na área de games de uma forma em geral, seja como programador, seja como ilustrador, seja como modelador 3D, etc. E a partir dai, buscar mais conhecimento na área específica de game designer. Abraços.
A cada aula me surprendo com a didática e simplicidade das idéias apresentadas. Obrigado por este pioneirismo e continue com este blog. Percebo que a cada aula melhoro minha “expertise”…e isso quando “coloco a mão na massa”. Tks!
Obrigado Alexandre! ;)
Cara adorei a ideia da cidade Futuristica para o The Sims Acho que ficaria mto loko.
Olá!
Eu amaria saber qual curso de faculdade um game designer deve fazer…